Olá pessoal... hoje é dia de Acqua Fougère, d'O Boticário.
Essa colônia especial faz parte da Linha Acqua, criada pelo Boticário para aqueles consumidores que adoram tomar um banho de perfume (literalmente)! Eu já havia falado brevemente da linha no post sobre Acqua Brasilis, da qual faz parte.
Acqua Fougère faz parte da família olfativa Fougère aromático, que geralmente é caracterizado como masculina, porém essa colônia d'O Boticário é direcionada ao público feminino. A base é o musgo do carvalho e gerânio. É diferente, por exemplo do Fougère fresco, que combina mais notas de Lavanda e Musk e, portanto é mais caracterizado como feminina.
O fato é: a colônia Acqua Fougère pode ser usada por qualquer pessoa que tenha bom gosto, independente do sexo. Recomendo muito para situações informais do dia a dia, tipo passeios ao ar livre, academia, ou para ficar em casa com a família. É comercializada em duas versões: 250 ml e 150 ml.
A composição é:
Versão de 250 ml.
Versão especial de 50 ml oferecida como brinde entre 2012 e 2013
Quando a linha ainda se chamava "acqua di colonia", Acqua Fougère já fazia parte da mesma. Com a renovação da marca O Boticário a linha passou a se chamar "Acqua" e todos os frascos foram renovados. Saudades das antigas ânforas... eram tão mais charmosas! :'(
Então... o post hoje será sobre um perfume que realmente me encantou. Trata-se do último lançamento da Mahogany, o "Uma Tarde na Toscana". O nome é esse mesmo, bem "ispilicute".
Pois é, o perfume foi lançado esse ano pela Mahogany e já tem conquistado muita gente. Segundo a vendedora da loja (nível confiabilidade da informação: duvidosa!) o perfume tem estado entre os mais vendidos da marca atualmente. Fato que eu particularmente lamento um pouco, pois com uma essência tão incrível como essa eu sou sincero em dizer que queria ter o direito de exclusividade sobre ela. A Mahogany tem me conquistado cada vez mais pela qualidade de seus produtos. É incrível, até agora não encontrei nada na marca que me desagrade. Sem falar no respeito pelo consumidor, pois além do atendimento ser excelente (as vendedoras não ficam atrás da gente como se nós fossemos bandidos a entrar na loja), os produtos estão no catálogo da empresa há tempo considerável, ao contrário de outras empresas que retiram os perfumes de circulação com a mesma velocidade que os lança.
Porém, não estou aqui para falar especificamente da Mahogany, e sim do Uma Tarde na Toscana. Como o nome sugere, a inspiração vem da Itália. A Toscana é um dos maiores estados italianos (lá o termo mais apropriado é província ou apenas região). Famosa pelo culto às artes, a capital belíssima chama-se Florença, berço de artistas talentosos, dos quais o expoente é o Botticelli. Porém, a cidade é arrodeada por arte, abrigando obras importantíssimas tais como o Davi, de Michelangelo. Tive a oportunidade de conhecer essa cidade e é simplesmente um dos giornos mais fascinantes da minha vida. Quem for à Florença não pode deixar de conhecer a Basílica de Santa Maria das Flores (Duomo di Santa Maria del Fiori), no coração da cidade, e a Galeria Belas Artes, onde está o Davi original, tal qual esculpido pelo Michelangelo. Não façam compras lá... a cidade é extremamente cara, incluindo comida e bebida. Mas aproveitem para desfrutar a paisagem floral que toma de conta da rua. Se der beba um vinho toscano e se deixe levar. É ótima a sensação. E eu pude reviver momentos como esses quando vi o nome desse perfume da Mahogany. É sem dúvidas um perfume excelente, que combina tanto com a noite como com o dia. Apesar de ser "feminino", para mim pode ser considerado Unissex, pois a fragrância é forte e inspiradora.
A caixa do perfume é ilustrada com uma pintura que retrata um espaço (aparentemente um corredor ou a entrada de uma casa) decorado com orquídeas e outros tipos de flores. É uma referência ao clima toscano durante a primavera e o verão italiano, período no qual a cidade é naturalmente cercada por flores. Além disso, faz alusão também as artes, assunto no qual a Toscana é referência, especialmente pela capital Florença, berço de Botticelli.
A empresa não divulgou as notas do perfume, porém o que eu posso dizer é que a essência cítrica do Limão Siciliano é o que marca esse perfume. Esse é o cheiro que prevalece horas após. A propósito, ele tem um excelente fixado, chegando a durar até 8 horas na pele (sim, eu contei!). Vale a pena tê-lo... e é uma excelente dica para o Natal, não é mesmo?! ;)
Perfume de hoje, um super-clássico: Paloma Picasso. Não conhece?! Então aperte o cinto...
Um dos maiores sucessos dos anos 80, o perfume foi o primeiro criado pela super-design Paloma Picasso, filha caçula do mestre Pablo Picasso. Ela, inclusive, foi retratada em diversas obras de arte do pai.
Paloma iniciou a carreira como designer de jóias e trabalhou para marcas consagradas como Tiffany & Co. e Yves Saint Laurent, ainda nos anos 70. Com grande sucesso comercial, a designer resolveu mudar um pouco os ares e desenvolveu sua mais célebre fragrância. "Paloma Picasso" leva o nome de sua criadora e foi hit em meados de 1984. Paloma criou esse perfume para si própria. É como um auto-retrado. Sua avó materna era perfumista, o que lhe deu experiência em combinar essências e criar novos aromas. Por isso, ao contrário da maioria dos perfumes lançados por celebridade, essa é de fato uma criação da própria Paloma... um perfume pessoal.
Essa identidade foi preservada até mesmo na embalagem do perfume. Vermelho é a cor favorita de Paloma. E o preto foi escolhido por ela para simbolizar sua força. A embalagem foi criada por Lopez-Cambil (marido de Paloma na época). O frasco lembra uma garrafa, coberto por uma metade superior preta removível e uma metade inferior preta fixa. Juntas, as duas metades pretas formam um arco.
Frasco de Paloma Picasso, criada por Lopez-Cambil em 1984. O frasco assemelha-se a uma garrafa envolvida por um arco preto cuja parte superior é removível, dando acesso ao spray do perfume.
Paloma sempre adorou Chanel Nº 5 (e quem não gosta?!) e tentou criar um perfume com características similares. Um exemplo disso é a presença de óleo de néroli, bergamota e Limão Amalfi na composição de topo de ambos os perfumes. Além disso, o topo de Paloma Picasso possui notas de Cravo, Angélica, Rosas e Coentro. As notas de corpo são Jasmim, Jacinto, Ylang-Ylang, Mimosa e Patchoulli. As notas de fundo são Sândalo, Âmbar, Oak moss, Vetiver, Musk (abusivamente usado nos anos 80, como sempre!), Civetta e Castoreum.
Diferentes comerciais de Paloma Picasso nos anos 80 e 90. A modelo dos anúncios é a própria Paloma.
Miniatura comercializada na Premère Collection, como parte da minha coleção de miniaturas de perfumes.
Perfume de hoje: Eros, by Versace. Em tamanho miniatura, como parte da minha coleção de miniaturas.
Fragrância extremamente atual e moderna, foi lançada em 2012 no festival de Cannes.
Inspirado na mitologia grega, Eros não é o primeiro produto Versace com essa temática. Aliás, é impossível separa mitologia e Versace, pois a empresa presa bastante por essa associação. Tanto é que o simbolo da marca Versace é a cabeça da Medusa.
O perfume foi o último lançamento da marca de perfumes Versace em 5 anos. Tanta demora foi justificada por Donatella Versace, diretora artística da empresa fundada pelo falecido irmão (Gianni Versace, assassinado em 1997) como um árduo trabalho para desenvolver um perfume que tivesse o espírito Versace. "Eros é o verdadeiro DNA da Versace. Nós temos motivos gregos nos fazendo pensar sobre a Grécia, a antiguidade, a mitologia, enquanto a cor azul turquesa representa o Mediterrâneo", explica Donatella.
A fragrância foi criada por Aurelien Guichard, da Givaudan. As notas de topo incluem Menta, Maçã Verde e Limão Italiano. As notas de coração são Gerânios, Tonka Bean e Ambroxano. As notas de fundo são Vetiver, Vanilla Madagascar, Oakmoss, Cedro Vigínio e Cedro Atlas. É uma fragrância fesca, levemente oriental e amadeirada.
O frasco de Versace Eros é uma mistura de arte grega e romana. No centro está a cabeça de Medusa, personagem da mitologia grega e que é o símbolo da Maison Versace. Os toques em dourado representa o luxo e o azul turquesa representa o mediterrâneo.
Minha miniatura de 5 ml de Versace Eros.
Os anúncios promocionais de Versace Eros tentam passar a imagem de homem forte, masculino e rude. Eros na mitologia grega é o deus do amor, filho de Afrodite com Hefesto (Zeus). É descrito como um ser extremamente irresistível e muito belo, representa as características mais masculinas tais como a arte de caçar e criar objetos, a audácia e astúcia, a valentia e a filosofia. Casou-se com Psiquê com a condição de que esta não poderia ver seu rosto, pois ele queria acreditar que ela amava o seu ser e não o seu físico. Quando Psiquê enxergou Eros e o viu extremamente belo deixou respingar cera de vela sobre o mesmo, que acordou do seu sono e ao perceber que Psiquê havia lhe quebrado a promessa decidiu abandoná-la. Porém, após a morte de Psiquê ele se arrependeu e pediu perdão a Zeus, que permitiu que os dois vivessem juntos novamente no Olimpo. Bacana, né?! =D
Sábado, dia das crianças... Sábado muito preguiçoso, vamos confessar!
Bom, hoje resolvi falar de um perfume infantil que está há anos aí no mercado e continua encantando gerações. Trata-se da linha infantil Ma Chérie, d'O Boticário.
A história começa em 1995. É lançada a primeira versão de Ma Chérie, totalmente voltada para o público infanto-juvenil. O frasco era a mesma ânfora que engarrafava a maioria das colônias da marca naquele período. O sucesso foi imediato. Para mim, foi um período inesquecível. Recordo-me que foi o primeiro perfume da minha irmã que não tivesse ligação com a Xuxa, rs.
No início, a colônia foi comercializada no frasco ânfora miniatura, símbolo máximo do Boticário, contendo 50 ml. Pouco tempo depois, percebendo a necessidade de diferenciar o produto, o boticário encomendou a designer Tereza Zagonel uma nova embalagem conceito para o produto.
Porém, logo em seguida, ainda em meados dos anos 90, O Boticário desenvolveu uma nova embalagem e expandiu a linha. Foi lançado Shampoo, Condicionador, Sabonete líquido e em barra e um desodorante cremoso, todos com a fragrância Ma Chérie. Além disso, duas novas colônias foram lançadas: Ma Chérie Star e Ma Chérie Amie. O Sucesso foi monstruoso e logo os produtos passaram a ser opções frequentes como presentes de aniversários, dia das crianças e natal.
Tanto sucesso rendeu ao Boticário o Prêmio Oscar L'Emballage do Instituto Francês de Embalagem e Acondicionamento, em 1998. O novo frasco de Ma Chérie, aliás, foi um marco na perfumaria nacional. Criado em um formato que lembra um 'João Bobo', a idéia era fazer com que o mesmo balançasse, oscilasse... lembrando a transição da infância para a vida adulta, ou melhor, para a adolescência, período de grandes transformações na vida de uma mulher.
O novo frasco de Ma Chérie, desenvolvido pela designer Tereza Zaconel, retrata as nuances e oscilações do período de transição da fase infantil para a fase jovem e posteriormente adulta. A mudança de embalagem deu todo um diferencial ao produto, cuja saída em vendas chegou a subir em mais de 300%. A embalagem contém uma grande salada de referências. Tereza conta que chegou a se inspirar em um "João Bobo" e em um frasco de temperos. O trabalho rendeu o prêmio Oscar L'Emballage 98, que o Boticário viria a ganhar de novo em 2000 com o lançamento de Carpe Diem.
Pouco tempo depois, as versões Star e Amie de Ma Chérie deixaram de existir e até o presente momento nunca mais deram "as caras" de novo. Houve então o lançamento de Ma Chérie Jeans. Usando os mesmos conceitos gráficos dos produtos anteriores, Ma Chérie Jeans passa a ser oferecido também para meninos. A coloração azul da colônia dá realce a esse conceito unissex proposto pela marca. Porém, falaremos mais profundamente sobre o Ma Chérie Jeans em breve.
Com o aumento das vendas de Ma Chérie, o Boticário logo tratou de expandir a linha. Foram criadas além de Shampoo, Sabonetes, Condicionadores e etc, duas novas fragrâncias: Ma Chérie Amie e Star. Ambas foram descontinuadas há muito tempo e nunca mais apareceram no portfólio da empresa. Ma Chérie Star surgiu em 1998 enquanto Ma Chérie Amie foi criada em 2000.
Ma Chérie Star fez bastante sucesso. Era uma variação da colônia Ma Chérie, assim como a versão Amie.
A única variação de Ma Chérie que permaneceu no mercado foi Ma Chérie Jeans. Surgiu pouco tempo após a saída do mercado das versões Amie e Star, por volta de 2004.
A fim de estreitar os laços com as jovens consumidoras, O Boticário criou uma central de relacionamentos específica para Ma Chérie. Tal estratégia já havia sido utilizada anteriormente com a Deo Colônia Thaty. Destinado principalmente às meninas na faixa dos 12 anos de idade, a empresa enviava regularmente aos cadastrados material institucional. O Clube de Relacionamento Amiga Ma Chérie chegou a ter mais de 30 ml cadastrados.
À respeito do perfume: Uma Delícia. Fragrância leve, descontraída. Apesar de voltada para o público infanto-juvenil pode ser utilizada por qualquer mulher. É uma deliciosa lavanda. A família olfativa é Lavanda Floral Musk. As notas de topo são Lavanda. As notas médias são constituídas por Angelica e Amalfi Lemon. E as notas de base são Musk, Virginia Cedar e Ambar. Fragrância delicada!!!
Capa da amostra grátis de Ma Chérie, como parte da minha coleção de amostras. Data de 2006.
Frasco da Amostra Grátis Ma Chérie. Contém 1,8 ml, tendo a maior parte evaporado. =D
Comercial do dia dos namorados de 1996. Ma Chérie foi destaque entre os demais produtos.
Hoje falaremos sobre o Lily Essence, frangrância do Boticário criada em 2006.
Um marco na perfumaria nacional, Lily Essence foi criado tendo como base a antiga técninca enfleurage (fleur em francês quer dizer "flor"). Tal processo consiste na mistura de pétalas de flores com gordura animal ou vegetal inodora. A partir de um determinado período de tempo, os oléos perfumados das pétalas são liberados nessa massa gordurosa, que depois será destilada para liberar o óleo essencial, ou seja, 100% natural. Sabe-se que os primeiros a usarem essa técnica foram os egípcios, porém foram os franceses que a tornaram mundialmente conhecida, mais precisamente a famosa cidade de Grasse, através das famosas Maisons de parfums (Casas de perfumes). Com a evolução industrial surgiram os conceitos e técnicas de produção em massa e a técnica de enfleurage foi ficando cada vez mais esquecida até que virou um processo artesanal e praticamente deixou de ser usada na perfumaria. Lily Essence, no entanto, resgatou esse processo!
E é assim que essa maravilhosa fragrância do Boticário é desenvolvida. Os óleos essenciais utilizados na fabricação do produto que você encontra na loja é feito com base todo o processo descrito a cima. Por abrigar o óleo natural das pétalas e com o aditivo de um bom fixador, Lily Essence é um Eau de Parfum, que são os perfumes mais duradouros e geralmente os mais caros do mercado, sendo considerado um artigo de luxo. É um produto de altíssima qualidade, desenvolvido por uma marca que há anos tem a confiança e credibilidade do consumidor (apesar de descontinuar 15 perfumes por anos, mas tudo bem...). Mas nem tudo são flores....
Lily Essence foi lançado em um período no qual a produção de perfumes finos e de alto padrão de qualidade movimentava aproximadamente 80 milhões de dólares, só no Brasil. Daí explica-se todo o alvoroço da marca durante seu lançamento, com maciça divulgação na mídia. Mais que isso, 'Lily' deu todo suporte para a renovação da marca Boticário, inclusive seu layout. Ao tentar inserir-se nessa verdadeira mina de ouro, o Boticário mudou completamente seu visual, marketing e foco de mercado. As fragrâncias engarrafadas ao estilo Acqua Fresca e Cecita, com as famosas ânforas que consagraram a imagem do Boticário nos anos 80 e 90, foram dando lugar a perfumes com embalagem sofisticada e moderna, cada vez mais assemelhando-se a produtos importados de grifes famosas, como ZAAD ( o correspondente masculino de Lily Essence), Sensuelle Essence, Sitar, Royalty, Crystal Essence e Lily Divine, sendo os 5 últimos extintos do catálogo. A "renovação" respingou até sobre outros perfumes da empresa, como as fragrâncias Floratta (que desde muito tempo sempre estiveram nas listas de mais vendidos), Linda e Glamour. Ao passo que todo esse processo ia ocorrendo o Boticário ia mudando sua pele como um réptil que ligeiramente muda de impressão. Perfumes tidos como clássicos foram eliminados sem pudor e ao consumidor habituado a usá-los foram impostas as novidades. Exemplos desse fato se aplicam a Annete for Ever (atual Anni), Crazy Feelings (atual Glamour Nuit) e Innamorata (sem substituto ainda). Aos poucos, as ânforas, ícones da marca, foram sumindo das prateleiras que um dia dominaram absolutas e deram espaço a frascos desenvolvidos por designers renomados da Europa ou América do Norte. E essa tendência continua, com os lançamentos no mês passado (Setembro) de Make B Eau de Parfum e Rio Sixties Eau de Toilette.
Effet Lily: Após o lançamento de Lily Essence, em 2006, surgiu uma série de perfumes no Boticário com estilo de luxo. Esse perfumes são marcados pelos frascos com formas geométricas bem definidas, como uma esfera ou um cubo, seguindo a tendência imposta por grifes mundialmente famosas. Na montagem encontram-se Sitar, Crystal Essence, Royalty Celebrare, Royalty, Lily Divine e uma das versões de Sensuelle Essence.
Porém, inegável é a qualidade de Lily Essence. Um perfume que de fato que trouxe de volta o esquecido verbo 'exalar'. As flores utilizadas são Lírios Stargazer (Lilium pumilum), flor encontrada na China, Mongólia, Rússia e Coréia. A família oufativa é Floral Bouquet, que é a mesma do Cecita. As notas de saída são Mandarina, Pêra, Pêssego, Damasco e Pimenta Rosa. As notas de corpo são Osmanthus, Gardênia, Jasmim, Rosa, Violeta, Lírio, Íris e Narciso. E pour finir, as notas de fundo são Sândalo, Musgo, Musk, Vanilla, Patchouly e Vetiver Ambar. A fragrância foi criada pelos perfumistas Yves Cassar e Verônica Casanova, da casa de fragrâncias IFF.
O frasco de Lily Essence foi desenvolvido pelo designer francês Juan Carlos Rustarazzo, que já desenvolveu projetos para Gucci e Carls Lagerfeld. Em formato de cubo cujas paredes possuem contrastes, o frasco foi inspirado em um porta joias. "Imaginei um frasco cuja parede fosse como a de um cofre de jóias, iluminado por pérolas prateadas e ornamento barroco na parte de cima, uma referência à uma época de paixão eterna", diz o designer. Frasco de 75 ml.
Nada chama mais a atenção em Lily Essence e derivados do que sua exótica válvula. Totalmente inspirada nas válulas usadas nos séculos XIX e XX. Uma inteligente referência aos processos de produção do perfume.
Versão em Roll-On, 10 ml.
Frasco da Amostra Grátis de Lily Essence, contendo 1,8ml do perfume.
Amostra Grátis de Lily Essence, como parte da minha coleção de amostras grátis. Ao contrário das amostras dos demais produtos, a de Lily Essence é personalizada em uma espécie de caixinha retangular.
Vídeo contendo o primeiro comercial de Lily Essence, em 2006.
Hoje falarei pela primeira vez sobre um produto de uma marca que eu adoro: Mahogany. E a fragrância escolhida de hoje foi o delicioso Eau de Toilette Make Me Love.
O perfume foi lançado esse ano, junto com a fragrância "Mann" (que falarei em outro post), especialmente para o dia dos namorados. Porém, antes de falarmos do perfume, vamos falar um pouco da marca Mahogany, já que é a primeira vez que um produto da empresa pinta aqui no blog!! Bom, falar da Mahogany para mim é uma extrema satisfação, pois é essa a sensação que a empresa me dá com seus produtos sempre muito criativos. Sou cliente já há algum tempo e sempre que uso um produto novo encontro nele algum fator que o torna único. Isso é muito gratificante para o cliente. Sem falar que suas vendedoras são treinadas para atender o cliente com muito carisma e simpatia: outro ponto positivo que diferencia a Mahogany de outras marcas de cosméticos nacionais. Por falar nisso, a empresa prima pelo mais alto padrão de qualidade em seus produtos, o que os tornam realmente diferenciados. A Mahogany surgiu em 1991 com o objetivo de fornecer produtos sofisticados para cuidados com o corpo direcionados para vendas no varejo, tendo iniciado suas operações na cidade de São Paulo. Em 1998, os produtos Mahogany passaram também a serem distribuídos em outros pontos de venda. Em 2002 a Mahogany mudou sua sede para Osasco, São Paulo, ampliando sua fábrica e melhorando suas instalações administrativas e áreas de estocagem. Em 2006 deu início ao seu sistema de Franquias, totalmente formatadas com 10 unidades em operação neste ano. Em 2011 a Mahogany ultrapassou as 150 unidades em operação, com presença em 23 estados do País, passando a comercializar seus produtos basicamente nas lojas franqueadas.
Falando especificamente do Make Me Love, é uma fragrância muito sensual, adocicada (frutal), que chama a atenção de qualquer olfato. É um perfume muito gostoso. Foi desenvolvido pelo perfumista Daniel Li e lançado junto com a linha "Amor" para o dia dos namorados de 2013. Só é vendido em forma de kit, contendo 100 ml do perfume junto com um sabonete líquido de 120 ml com a mesma frangrância.
As notas de saída são Bergamota, Framboesa, Anis estrelado e Pimenta rosa.
As notas de corpo são Fresia, Jasmim Abs Sambac, Flor de Laranjeira e Rosa Centifolia.
Por fim, as notas de fundo são Musgo de Carvalho, Labdano, Tonka Beans Abs e o delicioso Patchouli.
O frasco é tem o mesmo formato de outro perfume da Mahogany: o Make Me Fever. O responsável por esse belo trabalho foi o design europeu Juan Carlos Rustarazo
Hoje teremos como tema mais um produto da minha querida marca L'Occitane. Trata-se do delicioso eau de toilette L'Occitan, que leva quase o mesmo nome da empresa, com excessão do "e" no final.
Bom, ganhei um frasco do L'Occitan e comecei a usá-lo. É simplesmente fenomenal. Mais uma vez a L'Occitane mostra que sabe como desenvolver perfumes muito bons com recursos básicos totalmente naturais.O L'Occitan foi lançado em 2005 e tornou-se um grande sucesso da marca em todo o globo, estando em seu portfólio há quase 10 anos.
É uma fragrância fougére, feita sob medida para um homem que adora se perfumar. É curioso gente sentir como esse perfume exala natureza. As notas altas ficam por conta da mistura da pimenta preta com o componente lavanda. As notas médias são noz-moscada e canela, o que dá o toque natural e masculino do perfume. E por fim, as notas de fundo contém a peculiar fava tonka, notas de madeira queimada e o meu adorado Musk. O que predomina mesmo na composição é a lavanda, também pudera, o óleo destilado de lavanda é o principal componente do perfume.
É um perfume bem versátil, ou seja pode ser usado para o trabalho como para a balada. Adquira o seu... realmente você vai se surpreender.
FOTOS:
L'Occitan por L'Occitane, 2005.
Esse é o meu.
O Frasco de L'Occitan, assim como o da maioria dos perfumes masculinos da L'Occitane, lembra os antigos frascos usados por farmacêuticos durante os séculos XIX e XX. Sem muito glamour, porém bastante interessante do ponto de vista estético e que casa com a imagem "natural" que a empresa quer transmitir ao consumidor. Essa é uma característica que permanece desde o início das primeiras fragrâncias masculinas.