sábado, 24 de agosto de 2013

8º - Cecita



Boatos vão e vem... mas o Cecita permanece. Uma das fragrâncias mais antigas de O Boticário continua incólume no portfólio da empresa por 3 décadas.

Falar de Cecita é como contar uma história. Na verdade, uma longa história. Quando você pensa no início do Boticário, lá na dácada de 80, imagina-se logo o seguinte cenário:
Acqua Fresca era o carro chefe da empresa, pouquíssimos produtos faziam parte do catálogo da marca (perfumes como Lily Essence, Glamour, Zaad e Malbec ainda nem sonhavam em vir ao mundo) e a empresa estava em franca ascensão. Não demorou muito para que o espírito empreendedor de Miguel Krignsner optasse por criar uma série de novas fragrâncias, modernas para à época. Ele buscou inspiração na sua esposa, Cecília, e assim criou Cecita. Não apenas Cecita, mas em 1981 foram criadas também Fetiche, Maxim's e Finesse. A idéia era seduzir de vez o público feminino com essa nova leva de fragrâncias. Deu certo!

Durante seus mais de 30 anos de existência Cecita conquistou mulheres de várias gerações (e por que não dizer, alguns homens também!). Delicado, floral, feminino... enfim, vários são os adjetivos para classificá-lo, alguns desses nem sempre são positivos: Old-fashion, por exemplo, é um adjetivo negativo que cai como uma luva para Cecita. A colônia é um dos poucos produtos do Boticário que nunca teve sua essência alterada. Isto é, desde 1981 o cheiro é o mesmo, não houve renovação. E isso é muito bom, principalmente para as usuárias fiéis. É no mínimo interessante que o mesmo cheiro tenha se conservado ao longo de tanto tempo, ao contrário do que ocorreu, por exemplo, com a colônia Annete que anos mais tarde foi reformulada para Annete for ever. E mais surpreendente ainda é notar que isso ocorre num produto do Boticário, cuja fama é de renovar constantemente seus produtos e, caso isso não seja possível, retirá-lo de circulação sem dó e nem piedade de quem os usa. O próprio Annete for ever, citado a cima, é um exemplo disso.

Cecita resistiu ao tempo como um verdadeiro sobrevivente. Finesse, Samurai, Annete, Eros, Mystic, Fresh, Vert e Zíngara, por exemplo, não tiveram tanta sorte. A lista de perfumes descontinuados ao longo da história do Boticário é muito grande, acho que maior do que qualquer outra perfumaria , sem exageros. Ao lado de Cecita somente 4 perfumes conseguiram a proeza de continuarem 'vivos': Free, Thaty, Styletto e Acqua Fresca. É o que resta do antigo Boticário... para o deleite dos nostálgicos e saudosistas.

Outro ponto interessante a ser observado sobre a história de Cecita é que nunca existiu uma 'Edição Especial' ou 'Comemorativa' do perfume, ao contrário de Styletto (Intense, Silver e Elegance), Free (Sport e Summer) e Thaty (Confeti, Kiss, Amando, Princess, Princess Midnight e Princess Happy), que tiveram suas versões especiais ou comemorativas. Acqua Fresca, antigo carro chefe e atual símbolo máximo da empresa, teve apenas seu frasco alterado em algumas ocasiões.

E deixando um pouco de lado a história e entrando nas qualidades técnicas do perfume... Quem é Cecita?
Uma deliciosa colônia Floral Bouquet... típicamente feminina! Excelente opção de presente, sem dúvidas. Cecita é um dos melhores e mais femininos perfumes oferecidos pelo Boticário. É um clássico de fato, e a pessoa que usa esse colônia tem que estar ciente disso. Não se surpreenda se um dia você for parada(o) na rua e alguém te perguntar: "É Cecita, não?!". Isso pode ocorrer facilmente.

As notas de saída são Gálbano e Apricot. O corpo é Floral especiado, cujas notas principais são Rosa, Jasmim, Osmanthus e Folhas de Pimenta. Por fim, o fundo é amadeirado, com notas de Musk, Baunilha e Sândalo.

É um perfume muito delicioso... recomendo! Se você não conhece Cecita passe em uma loja O Boticário e adquira 1 frasco. Sou sincero a dizer, é difícil não gostar!

FOTOS E VÍDEOS:


 Cecita, 110 ml. O frasco é a famosa ânfora do Boticário, que tornou-se símbolo da marca graças ao perfume Acqua Fresca, lançada 2 anos antes de Cecita. As ânforas ainda iriam engarrafar diversos perfumes famosos de O Boticário como Annete, Thaty, Free e Exubérance.


Esse é o meu!
 

Os primeiros frascos de Cecita, em 1981. A linha contava com Desodorante em creme, Sabonete, Desodorante Roll-On e Hidratante Corporal. Atualmente apenas a colônia ainda é comercializada, com exceção de Kits promocionais em datas como Dia das Mães e Natal, onde eventualmente o Sabonete ou o Desodorante retornam ao mercado.
Em 1996 Cecita foi relançado com nova embalagem. Um anel metálico foi adicionado à tampa. A fragrância também passou a fazer parte dos comerciais de TV da marca, que até então valorizavam mais a Deo Colônia Thaty.



Comercial do Dia das Mães 96. O relançamento de Cecita é destaque entre os produtos apresentados.


sábado, 17 de agosto de 2013

7º - Armani Attitude

Dando seguimento aos posts sobre as miniaturas (e também sobre a perfumaria do Emporio Armani), hoje iremos conhecer o Armani Attitude, by Giorgio Armani.

Attitude é um Eau de Toillete masculina lançado pela grife do italiano Giorgio Armani. Foi desenvolvida por três perfumistas, Annick Menardo, Alberto Morillas e Olivier Cresp, e foi lançada em 2007.

É um perfume muito sensual e elegante, segue um estilo de perfume que lembra muitos lançamentos das décadas de 70 e 80. Não é um perfume para um homem que goste das novidades da perfumaria. Aliás, o estilo clássico do Armani Attitude aparece em cada nota que o compõe: Limões sicilianos, café, cardamomo, lavander. As notas de base são de cedro chinês, âmbar e, vejam só, patchouli. Para quem não sabe, o Patchouli é uma espécie de planta nativa muito cultivada em países asiáticos, dentre os quais a China se destaca nesse cultivo. Sua forte essência foi utilizada ao longo dos anos na fabricação de perfumes e, antigamente, era usada em larga escala na perfumaria. Haviam relatos de que a rainha inglesa Victoria (1819-1901) utilizava patchouli como perfume e como inseticida (sim, ele também é utilizado na fabricação de inseticidas e repelentes).

Giorgio definiu esse perfume como poder, domínio, sofisticação, força (física e mental), elegância e mistério. As campanhas do perfume tentam sempre reforçar a imagem clássica e elegante do Armani Attitude e ao mesmo tempo associá-lo a figura do homem italiano: de meia idade, rude, másculo, com cabelos grisalhos... Quase um clássico do cinema! E o próprio designe do frasco, que se associa a um isqueiro, objeto usado com muita frequência antigamente, até pelo elevado número de fumantes que haviam na Itália, numa época onde o fumo não era proibido em lugares fechados como cinemas, bares e boates (Graças a Deus, hoje em dia, apesar de ainda haverem muitos fumantes na Europa como um todo, esse número reduziu consideravelmente). O designer responsável pela criação do frasco é Fabien Baron.

FOTOS:

O design do frasco lembra um isqueiro e tentar reforçar a imagem clássica que a equipe de marketing desenvolveu para o produto. É um belo frasco, mas não deixa de ser politicamente incorreto pois faz apologia ao fumo numa época onde o Câncer de Pulmão é um dos que mais matam no mundo.


Miniatura de 5 ml.





A versão Armani Attitude Extreme foi lançada em 2009 com grande sucesso comercial. Basicamente consiste na mesma fórmula da versão clássica, mas as notas de café são mais intensas, o que dá um diferencial a este perfume. Porém, recebeu muitas críticas negativas e acabou sendo descontinuado. O frasco segue o mesmo estilo da versão padrão, porém com a tampa e o vaporizador negros e não espelhados.

A campanha de marketing criada para Armani Attitude tenta associá-lo a imagem de um 'homem italiano' forte, robusto, que tem tantos músculos desenhados quanto ímpeto. Mulher nenhuma resiste e os homens, sabendo disso, correm para as perfumarias.



domingo, 11 de agosto de 2013

6º - Lauren

Boa tarde gente...

A partir de hoje estarei criando posts especiais para falar de alguns perfumes que tenho, porém não uso muito, exceto em situações muito especiais. Estou falando das minhas miniaturas.
Coleciono miniaturas há algum tempo e resolvi abrir essa coleção para vocês. Da mesma forma que coleciono miniaturas, também tenho diversas amostras grátis.  Então para quem quiser ir acompanhando esses posts especiais basta clicar nos marcadores "Miniaturas" ou então "Amostra Grátis" para ter acesso, combinado?! ;-)

E como première post vamos conhecer um perfume fantástico e que a muito tempo encanta os olfatos até mais exigentes: Lauren!

Então gente... quem gosta de moda certamente conhece os trabalhos de Ralph Lauren. Ele veio ao mundo como Ralph Lifschitz, em 1939 na cidade de Nova Iorque. Sua ascensão veio de fato na década de 70, período no qual ele abriu sua primeira loja, que inicialmente vendia apenas gravatas e laços com a marca "Polo". Após o lançamento de diversas linhas de roupas, perfumes e acessórios, Ralph se tornou um dos estilistas mais requintados do mundo e seu nome virou sinônimo de elegância. Vale ressaltar que a marca Polo não é uma criação original de Ralph Lauren, tendo sido criada pela Brooks Brothers, que mais tarde rompeu sua parceria com Lauren, mas conseguiu o direito de continuar comercializando suas icônicas camisas Polo. Os demais produtos com a marca polo, como as fragrâncias, por exemplo, são comercializados pela grife Ralph Lauren. Essa separação permanece até os dias atuais. Uma das curiosidade sobre Ralph Lauren é sua icônica frase no anuário do colégio: Quando perguntado o que gostaria de ser no futuro, ele respondeu: "Milionaire!". Em 2012 ele ocupou a posição nº 162 na lista das pessoas mais ricas do mundo segundo a Forbes.

As fragrâncias, aliás, são um grande trunfo da marca Ralph Lauren. Sempre de muito bom gosto, os perfumes clássicos estão ainda hoje nas listas dos mais vendidos. Vamos falara hoje de um super clássico da marca que provavelmente é pouco usado hoje em dia, fato! O Lauren foi criado em 1978 e na época fez muito sucesso. É hoje considerado um vintage, ou seja, muito antigo, porém de boa qualidade. Foi um dos principais produtos cosméticos femininos naquele período e apesar de hoje estar em desuso ele ainda preserva sua qualidade. É um Eau de Toillete

As notas principais são Abacaxi, hortelã, pau-brasil e maravilhas. As notas de coração são Cyclamen, Violeta, Lilás, Jasmin, Lírio-do-vale e Rosa búlgara. As notas de fundo são Cravo, Sândalo, Musgo de Carvalho, Vetiver e Cedro.

Atualmente a principal forma de adiquirí-lo é através da Première Collection, que o oferece na versão de 3,5 ml, já que poucas perfumarias ainda o comercializam uma vez que as vendas do tamanho normal comumente não são satisfatórias. O designe do vidro é marcante e sofisticado: tem formato cubóide, com um vidro cor de rubi que lembra muito os cristais de Murano e a tampa tem cor dourada, que lembra ouro. Esse contraste dá um ar de sofisticação ao produto.

FOTOS:


Anúncio do perfume na década de 70.



Esse é o meu. O frasco tem apenas 2cm de comprimento. 




Versão em Eau de toillet. Foi descontinuado (saiu de linha)

As duas versões.

Antiga coleção vendida pela grife que abarcava as duas versões de Lauren e o perfume Safari, todos em miniatura. Percebam que antigamente o perfume comercializado no frasco Rubi era a versão colônia. Hoje em dia a versão comercializada nesse frasco é o Eau de Toillete.

Refil para o frasco original.

A antiga colônia Tuxedo, lançada em 1979, teve seu frasco inspirado pelo de Lauren.