sexta-feira, 1 de novembro de 2013

14º - Paloma Picasso

Olá todo mundo!!!!

Perfume de hoje, um super-clássico: Paloma Picasso. Não conhece?! Então aperte o cinto...

Um dos maiores sucessos dos anos 80, o perfume foi o primeiro criado pela super-design Paloma Picasso, filha caçula do mestre Pablo Picasso. Ela, inclusive, foi retratada em diversas obras de arte do pai. 

Paloma iniciou a carreira como designer de jóias e trabalhou para marcas consagradas como Tiffany & Co. e Yves Saint Laurent, ainda nos anos 70. Com grande sucesso comercial, a designer resolveu mudar um pouco os ares e desenvolveu sua mais célebre fragrância. "Paloma Picasso" leva o nome de sua criadora e foi hit em meados de 1984. Paloma criou esse perfume para si própria. É como um auto-retrado. Sua avó materna era perfumista, o que lhe deu experiência em combinar essências e criar novos aromas. Por isso, ao contrário da maioria dos perfumes lançados por celebridade, essa é de fato uma criação da própria Paloma... um perfume pessoal.

Essa identidade foi preservada até mesmo na embalagem do perfume. Vermelho é a cor favorita de Paloma. E o preto foi escolhido por ela para simbolizar sua força. A embalagem foi criada por Lopez-Cambil (marido de Paloma na época). O frasco lembra uma garrafa, coberto por uma metade superior preta removível e uma metade inferior preta fixa. Juntas, as duas metades pretas formam um arco.

Frasco de Paloma Picasso, criada por Lopez-Cambil em 1984. O frasco assemelha-se a uma garrafa envolvida por um arco preto cuja parte superior é removível, dando acesso ao spray do perfume.

Paloma sempre adorou Chanel Nº 5 (e quem não gosta?!) e tentou criar um perfume com características similares. Um exemplo disso é a presença de óleo de néroli, bergamota e Limão Amalfi na composição de topo de ambos os perfumes. Além disso, o topo de Paloma Picasso possui notas de Cravo, Angélica, Rosas e Coentro. As notas de corpo são Jasmim, Jacinto, Ylang-Ylang, Mimosa e Patchoulli. As notas de fundo são Sândalo, Âmbar, Oak moss, Vetiver, Musk (abusivamente usado nos anos 80, como sempre!), Civetta e Castoreum.


Diferentes comerciais de Paloma Picasso nos anos 80 e 90. A modelo dos anúncios é a própria Paloma.
Miniatura comercializada na Premère Collection, como parte da minha coleção de miniaturas de perfumes.




4 comentários:

  1. Bateu uma vontade forte de sentir este cheiro....

    ResponderExcluir
  2. encomendei on line um mas não me cheira como dantes. Acho estranho ser um frasco preto com letras grans«des impressas.Sera que o frasco mudou?

    ResponderExcluir