terça-feira, 1 de outubro de 2013

11º - Lily Essence





Boa Tarde à todos...

Hoje falaremos sobre o Lily Essence, frangrância do Boticário criada em 2006.

Um marco na perfumaria nacional, Lily Essence foi criado tendo como base a antiga técninca enfleurage (fleur em francês quer dizer "flor"). Tal processo consiste na mistura de pétalas de flores com gordura animal ou vegetal inodora. A partir de um determinado período de tempo, os oléos perfumados das pétalas são liberados nessa massa gordurosa, que depois será destilada para liberar o óleo essencial, ou seja, 100% natural. Sabe-se que os primeiros a usarem essa técnica foram os egípcios, porém foram os franceses que a tornaram mundialmente conhecida, mais precisamente a famosa cidade de Grasse, através das famosas Maisons de parfums (Casas de perfumes). Com a evolução industrial surgiram os conceitos e técnicas de produção em massa e a técnica de enfleurage foi ficando cada vez mais esquecida até que virou um processo artesanal e praticamente deixou de ser usada na perfumaria. Lily Essence, no entanto, resgatou esse processo!

E é assim que essa maravilhosa fragrância do Boticário é desenvolvida. Os óleos essenciais utilizados na fabricação do produto que você encontra na loja é feito com base todo o processo descrito a cima. Por abrigar o óleo natural das pétalas e com o aditivo de um bom fixador, Lily Essence é um Eau de Parfum, que são os perfumes mais duradouros e geralmente os mais caros do mercado, sendo considerado um artigo de luxo. É um produto de altíssima qualidade, desenvolvido por uma marca que há anos tem a confiança e credibilidade do consumidor (apesar de descontinuar 15 perfumes por anos, mas tudo bem...). Mas nem tudo são flores....

Lily Essence foi lançado em um período no qual a produção de perfumes finos e de alto padrão de qualidade movimentava aproximadamente 80 milhões de dólares, só no Brasil. Daí explica-se todo o alvoroço da marca durante seu lançamento, com maciça divulgação na mídia. Mais que isso, 'Lily' deu todo suporte para a renovação da marca Boticário, inclusive seu layout. Ao tentar inserir-se nessa verdadeira mina de ouro, o Boticário mudou completamente seu visual, marketing e foco de mercado. As fragrâncias engarrafadas ao estilo Acqua Fresca e Cecita, com as famosas ânforas que consagraram a imagem do Boticário nos anos 80 e 90, foram dando lugar a perfumes com embalagem sofisticada e moderna, cada vez mais assemelhando-se a produtos importados de grifes famosas, como ZAAD ( o correspondente masculino de Lily Essence), Sensuelle Essence, Sitar, Royalty, Crystal Essence e Lily Divine, sendo os 5 últimos extintos do catálogo. A "renovação" respingou até sobre outros perfumes da empresa, como as fragrâncias Floratta (que desde muito tempo sempre estiveram nas listas de mais vendidos), Linda e Glamour. Ao passo que todo esse processo ia ocorrendo o Boticário ia mudando sua pele como um réptil que ligeiramente muda de impressão. Perfumes tidos como clássicos foram eliminados sem pudor e ao consumidor habituado a usá-los foram impostas as novidades. Exemplos desse fato se aplicam a Annete for Ever (atual Anni), Crazy Feelings (atual Glamour Nuit) e Innamorata (sem substituto ainda). Aos poucos, as ânforas, ícones da marca, foram sumindo das prateleiras que um dia dominaram absolutas e deram espaço a frascos desenvolvidos por designers renomados da Europa ou América do Norte. E essa tendência continua, com os lançamentos no mês passado (Setembro) de Make B Eau de Parfum e Rio Sixties Eau de Toilette.
Effet Lily: Após o lançamento de Lily Essence, em 2006, surgiu uma série de perfumes no Boticário com estilo de luxo. Esse perfumes são marcados pelos frascos com formas geométricas bem definidas, como uma esfera ou um cubo, seguindo a tendência imposta por grifes mundialmente famosas. Na montagem encontram-se Sitar, Crystal Essence, Royalty Celebrare, Royalty, Lily Divine e uma das versões de Sensuelle Essence.


Porém, inegável é a qualidade de Lily Essence. Um perfume que de fato que trouxe de volta o esquecido verbo 'exalar'. As flores utilizadas são Lírios Stargazer (Lilium pumilum), flor encontrada na China, Mongólia, Rússia e Coréia. A família oufativa é Floral Bouquet, que é a mesma do Cecita. As notas de saída são Mandarina, Pêra, Pêssego, Damasco e Pimenta Rosa. As notas de corpo são Osmanthus, Gardênia, Jasmim, Rosa, Violeta, Lírio, Íris e Narciso. E pour finir, as notas de fundo são Sândalo, Musgo, Musk, Vanilla, Patchouly e Vetiver Ambar. A fragrância foi criada pelos perfumistas Yves Cassar e Verônica Casanova, da casa de fragrâncias IFF.

O frasco de Lily Essence foi desenvolvido pelo designer francês Juan Carlos Rustarazzo, que já desenvolveu projetos para Gucci e Carls Lagerfeld. Em formato de cubo cujas paredes possuem contrastes, o frasco foi inspirado em um porta joias. "Imaginei um frasco cuja parede fosse como a de um cofre de jóias, iluminado por pérolas prateadas e ornamento barroco na parte de cima, uma referência à uma época de paixão eterna", diz o designer. Frasco de 75 ml.


Nada chama mais a atenção em Lily Essence e derivados do que sua exótica válvula. Totalmente inspirada nas válulas usadas nos séculos XIX e XX. Uma inteligente referência aos processos de produção do perfume.

Versão em Roll-On, 10 ml.


Frasco da Amostra Grátis de Lily Essence, contendo 1,8ml do perfume.

Amostra Grátis de Lily Essence, como parte da minha coleção de amostras grátis. Ao contrário das amostras dos demais produtos, a de Lily Essence é personalizada em uma espécie de caixinha retangular.



                                       
                                   Vídeo contendo o primeiro comercial de Lily Essence, em 2006.

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